top of page
HIGIENIZAÇÃO E CUIDADOS EM ORTODONTIA.png

Higienização e Cuidados em Ortodontia

higiene

Durante a higienização, utilize preferencialmente uma ESCOVA ORTODÔNTICA, com cabeça pequena e cerdas macias. Serão fornecidos na primeira consulta 1 escova dental ortodôntica e 1 escova interdental ao cliente. Lembre-se de trocá-las, sempre que as cerdas começarem a abrir.

Recomendamos que, ao menos 1 vez por dia, preferencialmente antes de dormir,  seja passado o fio dental com o auxílio do passa fio (fornecido pela clínica) ou fios agulhados (tipo Oral-B, Super Floss). Após o café e almoço uma boa higienização com escova interdental e escova ortodôntica será suficiente.

Em caso de muita dificuldade para manter o controle da placa bacteriana, existem disponíveis no mercado, aparelhos tipos WATERPIK ou escovas elétricas que podem facilitar a higienização daqueles pacientes que utilizam aparelhos fixos e acessórios.

Cuidados durante a alimentação
d

Quando instalamos um aparelho fixo, é normal seus dentes ficarem doloridos por 3 ou 4 dias devido à pressão inicial dos fios, por esta razão evite alimentos mais duros. Orientamos que nos primeiros dias, seja feita uma alimentação mais leve (sopas, iogurtes, massas) a fim de seus dentes se "acostumarem" com a presença do aparelho.

 

Em algumas situações o paciente poderá fazer uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, para aliviar a dor se necessário (Dipirona, Lisador, Paracetamol, Ibuprofeno, Piroxican (Feodene),  Nimesulida, Cetoprofeno, Diclofenaco, entre outros). Caso mais severos prescreveremos outros medicamentos (necessário receituário).

Também lembramos, que pacientes com bruxismo ou apertamento noturno, podem apresentar mais feridas na boca, pelo fato do contato mais intenso das bochechas com as peças. Nestes casos, prescrevemos cremes ou pomadas de uso tópico para alívio dos sintomas (Oncilom em Orabase - Odontológico ou Gengilone).

Lembramos que por melhor que sejam os aparelhos e o sistema de colagem, um dia teremos que retirá-los! Isto quer dizer que as peças são passíveis de quebra ou de soltarem do dente, em caso de morder alimentos muito duros. Pedimos que evitem ou diminuam o consumo dos seguintes alimentos :

- Alimentos duros e crocantes, tipo pipoca, amendoim, castanha, nozes e derivados; alimentos grudentos e pegajosos, tipo " puxa-puxa", caramelo, gomas de mascar.

- Frutas com caroço (evite morder, com o dente da frente o "caroço"). Cortar frutas e legumes crus (tipo cenoura) com faca antes de comê-la não tem problema algum e ajudará a diminuir a pressão.

bottom of page