top of page
Mini Parafusos de Ancoragem Ortodôntica.png

Mini Parafusos de Ancoragem Ortodôntica

Mini parafusos, Micro Parafusos ou Mini Implantes são dispositivos de ancoragem temporários (DAT), utilizados para facilitar a mecânica ortodôntica e muitas vezes diminuir o tempo do tratamento ortodôntico. De diversos tamanhos e espessuras, feitos de titânio ou aço,  que são rosqueáveis junto ao osso para facilitar certos movimentos dentários, difíceis de serem realizados apenas com aparelho ortodôntico fixo. Os minis parafusos ortodônticos tem o intuito de servirem de apoio fixo às forças aplicadas nos dentes. São pontos de apoio fixados no osso, que evitam efeitos colaterais em dentes adjacentes, evitam movimentos desnecessários, e independem da colaboração do paciente quanto ao uso de outros acessórios, e por isso, muitas vezes, diminuem sensivelmente o tempo total do tratamento ortodôntico

Para instalarmos, fazemos apenas uma anestesia local, semelhante a anestesia feita para uma restauração simples. O procedimento é praticamente indolor e raramente apresenta sangramento e edema. O mini parafuso e perfeitamente tolerado pelo paciente durante o tratamento. Não há um limite de idade para instalarmos mini parafusos, mas evitamos o procedimento em crianças e adolescentes com dentição mista (presença de dentes de leite).​

Podem ser instalados nas mais diversas posições, com as mais diferentes finalidades. Movimentos de intrusão dentária, fechamento de espaço de extrações e verticalização de molares inclinados, são os mais utilizados em pacientes adultos.

Para movimentos em bloco, envolvendo maior número de dentes, algumas vezes usamos de parafusos longos de aço, inseridos verticalmente na crista zigomática (IZC) ou na mandíbula (Buccal Shelf), a fim de evitar o contato das raízes com os parafusos durante a movimentação. Nestes casos, pode ser necessária perfurações prévias, com brocas, antes da inserção destes minis parafusos de aço.

Quando queremos "jogar dentes para trás" (distalização) e instruir incisivos, também contamos com o uso destes dispositivos de ancoragem com muita frequência. Atualmente até disjunções do palato (abertura do céu da boca) são feitas com auxílio de mini parafusos.

Não há contra indicações quanto ao número de mini parafusos que podemos colocar em um paciente. Vai variar de acordo com o tipo de movimento. Em geral intrusões grandes demandam de 4 mini parafusos pelo menos. Após sua utilização na terapia ortodôntica ele é removido facilmente, sem anestesia, já que este tipo de titânio não é ósseo integrável.

Utilizamos com muita frequência, em nossa clínica, os minis parafusos e você verá no seu planejamento individualizado, se será necessário ou não, utilizarmos em seu caso.

 

bottom of page