top of page
Ortodontia Digital.png

Ortodôntico Cirúrgicos

Em alguns casos, somente o uso do aparelho ortodôntico não resolve os problemas estéticos e funcionais do paciente. São os chamados casos orto- cirúrgicos, onde se faz necessário uma combinação de tratamento ortodôntico, associado a uma cirurgia ortognática, geralmente feita sob anestesia geral em ambiente hospitalar. Nesta abordagem de tratamento 2 profissionais são envolvidos: um ortodontista e um cirurgião buco maxilo facial (e equipe).

 

Tratamento Orto-Cirúrgico

a

Os tratamentos orto-cirúrgicos são propostos aos pacientes que tem um desvio severo na face e ou apresentam uma grande desproporção entre arcadas dentárias. Muitas vezes, estas anormalidades causam dificuldades associadas à estética, à mastigação, fala, sono, respiração e outras atividades rotineiras. Geralmente são aqueles pacientes  que apresentam "queixo muito grande " ou "queixo muito pequeno ", ou que a desproporção das bases ósseas "acentua" o tamanho do nariz, por exemplo.

São tratamentos complexos e multidisciplinares onde o entrosamento da equipe é de suma importância. A Ortodontia atua sobre os dentes e o processo alveolar, enquanto a cirurgia ortognática é reparadora, atuando paralelamente nos ossos basais, alveolares e nos tecidos moles.

Felizmente temos hoje uma série de condutas e técnicas de excelência que nos possibilita tratar casos muito difíceis com muita segurança e benefício aos pacientes e seus familiares.

 

Há 2 tipos de tratamento orto-cirúrgico que realizamos em nossa clínica:

 

1- Benefício antecipado ou "surgery first":  Colamos o aparelho numa sessão e no mesmo dia o paciente opera. Após a cirurgia  as bases ósseas estão regularizadas, a estética é imediatamente recuperada , restando então corrigir os dentes e estabilizar o caso com o tratamento ortodôntico. Resumindo, inicialmente você opera e depois trata os dentes com ortodontia.

 

2- Tratamento Orto Cirúrgico Convencional: Fazemos o tratamento ortodôntico completo, com alinhamento e nivelamento dentário, e só ao final do tratamento é realizada a cirurgia propriamente dita. Ou seja, o benefício da estética só é alcançado ao final do tratamento.

 

Após uma criteriosa avaliação da documentação do cliente (geralmente 3D) é que é definido o tipo de tratamento que melhor se aplica ao paciente.

bottom of page